As informações geradas serão usadas para apurar os custos de produção, reduzir de forma racional e efetiva os custos das áreas e dos processos, determinar os custos de estoque, levantar os custos de ociosidade, ineficiência, perdas, devoluções, etc. E todos estes custos serão classificados em custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.
Conceitos fundamentais para gestão de custos:
- Custos Diretos: ligados diretamente ao produto ou serviço prestado. Ex: gastos com colaboradores da linha de produção. Estes custos irão compor o preço do serviço ou do produto.
- Custos Indiretos: não ligados diretamente com elaboração dos produtos e serviços. Ex: gastos com a secretária da recepção ou com a energia do departamento administrativo
- Custos Fixos: não dependem da variação da quantidade e seus valores deverão ser pagos periodicamente; Ex.: aluguel, mensalidade de contadores, mensalidade de sistema de gestão, etc.
- Custos Variáveis: estão diretamente ligados com a variação da quantidade produzida. Ex: consumo de matérias-primas e horas trabalhadas para a produção.
Principais métodos de custos:
- Custeio por absorção: é o método de custeio que irá apropriar todos os custos sejam eles diretos e indiretos ou fixos e variáveis, que são decorrentes do uso de recursos da produção aos bens elaborados. Estes custos serão rateados para outros centros de custos, conforma o critério definido.
- Custeio padrão: elaborado conforme números e distribuição de matérias-primas e mão de obra planejadas, ou seja, seria um custo pré-definido, tomando como referência para administração mensurar a performance da produção e ter as informações dos custos que foram variados. Caso seguisse o planejado pela equipe de produção, com excelência no rendimento, este deveria ser o custo a ser obtido pela fábrica.